terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Pequenas Evoluções

Esta manhã foi bem agitada. Pelo menos para mim, que estava há alguns dias sem sair de casa, me movimentando da cama até o sofá, do sofá até a mesa de jantar, da mesa de jantar até a cadeira de computador, da cadeira do computador até a cama novamente. Às 08h fiz fisioterapia em casa com nosso amigo fisioterapeuta Ricardo Nascente. Além disso, hoje foi dia de reconsulta no hospital. O médico precisava ver como estava evoluindo a minha recuperação e refazer o curativo.

A evolução é boa. Apesar das dores para realizar os movimentos em decorrência do processo de cicatrização e dos hematomas, já consigo firmar o pé no chão e até caminhar sem muletas. Ainda não tenho muita flexão, o que é normal após a cirurgia, e até a retirada dos pontos acredito que não conseguirei grandes ganhos neste movimento. Quando tento dobrar o joelho me dá a sensação de que os pontos vão arrebentar. Consigo fazer flexão de no máximo 25º.

O inchaço já diminuiu e hoje, ao refazer os curativos, pude ver como ficou esteticamente a região operada. Na parte da frente, imediatamente acima da articulação, se percebe um afundamento. Isto ocorre em decorrência da retirada de parte do músculo vasto medial. Além disso, ficarei com uma cicatriz na região do corte, que é aproximadamente aquela que demonstrei alguns dias atrás aqui no blog. Na quarta-feira da semana que vem devo retirar os pontos. A partir daí não terei mais esta limitação e acredito que facilitará a recuperação dos movimentos momentaneamente perdidos.

Desde que saí do hospital venho recebendo doses diárias de 20 mg de enoxaparina sódica, cujo nome comercial é Clexane. Trata-se de uma solução injetável através de via subcutânea. 10 injeções custam mais de 200 reais, mas trata-se de medicação indispensável no pós-cirurgico de pacientes submetidos a cirurgias ortopédicas de grande porte dos membros inferiores, visto que, nestes casos, existe uma alta predisposição ao desenvolvimento de trombose. Já recebi quatro doses, todas elas administradas por mim em parceria com a minha irmã Cibele e com a Denise. O bom é que a injeção vem pronta, basta aplicar na região do umbigo. A Bele ia aplicar a primeira dose mas ficou com medo de dar a picada, então eu mesmo furei e ela me auxiliou a injetar o líquido. Os outros dias seguiram o mesmo procedimento.

Para quem ainda não me viu após a cirurgia, seguem algumas fotos.



Primeiro dia após a cirurgia. O primeiro curativo era enorme.



O maior dos hematomas há alguns dias. Hoje ele está maior e já está ficando amarelado nas bordas.



O início dos pontos e da futura cicatriz.

sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Alta

Hoje fui acordado às 07h pelo médico. Ele me questionou se eu achava que já estava bem para ir para casa. A resposta, obviamente, foi que sim e portanto já não existiam motivos que me segurassem no hospital, onde o risco de infecção é bem mais elevado, e recebi alta.

Ainda tenho o joelho enfaixado e não consigo realizar flexão maior do que 20º, ou seja, para não sentir dor tenho que manter a minha perna praticamente reta, o que torna muito difícil os movimentos de sentar e caminhar. Para caminhar ainda dependerei por um bom tempo das muletas. O movimento mais difícil até agora foi entrar no carro... Realmente algo muito complicado. A maioria dos movimentos só consigo fazer com ajuda de outra pessoa. Há pouco tempo eu estava deitado em minha cama, quando resolvi vir ao computador para escrever este capítulo da história. Consegui me deslocar sozinho pela primeira vez. Desenvolvi uma técnica utilizando a perna direita como instrumento para segurar a perna esquerda e mantê-la esticada, assim é possível ao menos sair da cama. Mais tarde vou tentar retornar.

Sinceramente, esperava ter mais dor nesta etapa. Até o momento não senti dor em repouso, somente quando faço movimentos mais bruscos. Entretanto, permitam-me confessar, que esperava dominar mais movimentos a esta altura. Sei que ainda é cedo, que ainda tenho muita fisioterapia pela frente, mas não previa que alguns movimentos seriam impossíveis na sequência da cirurgia. Além da flexão limitada a 20º, não consigo tirar o calcanhar do solo. Isto realmente me impressiona. Com a perna direita é algo tão fácil, mas com a esquerda o comando simplesmente não chega ao tornozelo, é incrível. Tenho que ser mais paciente.

Até o próximo ciclo de quimioterpia terei praticamente um mês de dedicação exclusiva ao joelho. Até lá é só fisioterapia na cabeça. Os resultados dos exames da patologia devem sair no máximo 15 dias após a cirurgia, ou seja, no início de fevereiro. Aí sim saberemos o percentual de necrose tumoral e poderemos dizer o grau de eficácia da quimioterapia até o momento.

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

O Início da Recuperação

A cirurgia foi um sucesso. Minha primeira ação ao acordar da anestesia na sala de recuperação foi olhar a perna esquerda e mexer o pé para me certificar que tudo estava como planejado. Foi um alívio. Em seguida tive uma sequência de vômitos por causa da anestesia e fiquei até terça-feira de manhã na sala de recuperação.

Minha perna está enfaixada e bem protegida contra choques. Foi colocado um dreno na região operada para retirar sangue e impurezas. Na primeira verificação após a cirurgia foi coletado 450 ml, na segunda 100 ml e na terceira 160 ml. Recebi anestésicos na região operada com a estimativa de que durariam 24 horas após a cirurgia. Realmente, em repouso, não tive dores no primeiro dia. Até o momento, só sinto dor quando tento movimentar a perna.

Hoje pela manhã iniciei a fisioterapia. Ainda na cama e com movimentos bem limitados devido às ataduras que envolvem o joelho, fiz alguns movimentos orientados pela fisioterapeuta. Me senti melhor, mas vi que tenho um longo caminho até voltar a andar. Segundo a fisioterapeuta precisarei de uns seis meses de exercícios para estar 100%. O primeiro mês deverá ser feito em casa para evitar deslocamentos que poderiam prejudicar o tratamento.

Enfim, a cirurgia foi considerada bem sucedida. Uma perna ficou 1,5 cm maior do que a outra, o que é aceitável neste tipo de cirurgia. De agora em diante terei que suar muito para me recuperar plenamente. É muito bom saber que não tenho mais tumor. Agradeço a todos que torceram, rezaram e enviaram pensamentos positivos, tenho certeza que isto ajudou muito. Fico feliz de ver tanta gente nesta corrente!

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

O Dia D

"O Dia D é hoje, de hoje não vai passar." Assim diz a música da banda gaúcha Acústicos e Valvulados. Uma frase que se encaixa perfeitamente no contexto. Ao final do dia não terei mais tumor, não terei mais câncer. Ainda não será possível me considerar curado, mas será possível enxergar o mundo de uma forma diferente, mais clara, mais nítida. Conhecerei uma nova realidade, seja ela qual for, com novas possibilidades e menos incertezas.
Fui internado ontem à tarde no quarto 905 do Hospital São Lucas da PUCRS. Ainda ontem tirei duas amostras de sangue para alguns exames complementares. Uma delas para análise laboratorial e outra para o banco de sangue, que tomará as providências para o caso de necessitar de alguma transfusão durante ou após a cirurgia. Hoje pela manhã realizei mais uma radiografia do joelho esquerdo. Este exame será utilizado durante a cirurgia para nortear os procedimentos. No momento estou com fome. Fui proibido de comer após as 07h de hoje. Serão 12 horas de jejum até a cirurgia.
Passarei esta noite na sala de recuperação e retornarei ao quarto amanhã pela manhã. Começarei a fisioterapia dois dias após a cirurgia. Enfim, estas são as informações fresquinhas. De agora em diante é só esperar, rezar e confiar na equipe de médicos.

quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Cirurgia Autorizada

Finalmente, hoje pela manhã recebemos a autorização da internação, da cirurgia e da endoprótese. Esta notícia soou como uma boa música aos meus ouvidos e tornou a minha manhã agradabilíssima. Portanto, a cirurgia está marcada para a próxima segunda-feira, dia 18/01/2010, às 19h. A internação será feita no domingo pela tarde. Hoje fiquei sabendo que a prótese que será utilizada custa em torno de 9 mil reais. Era mais ou menos o que eu estava imaginando. O preço seria muito mais elevado se este tipo de prótese não fosse fabricado no Brasil. Enfim, agora resta aguardar a internação e torcer para que a cirurgia seja um sucesso.

segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Cirurgia Adiada

Infelizmente a cirurgia não será realizada amanhã. O plano de saúde ainda não autorizou a endoprótese o que impossibilita a cirurgia. Já haviam me dito que os planos de saúde costumam complicar com as questões envolvendo próteses e que por vezes as autorizações são demoradas. É uma pena que a burocracia atrase o tratamento. Ninguém sabe dimensionar o quão prejudicado serei por esta semana de atraso. Agora resta ficar na expectativa de que a autorização saia no decorrer desta semana para que eu possa ser operado no dia 18/01/2010.

sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

A Espera da Cirurgia

Recebi esta manhã várias boas notícias. As tomografias da região lombar e dos arcos costais revelaram que não existem quaisquer problemas relacionados a alguma neoplasia. A única observação é quanto a um leve exagero de flexão da coluna na região lombar, o que explica algumas dores que sentia por ali. A radiografia do joelho esquerdo mostrou que a necrose tumoral aumentou em relação ao último exame, um sinal de que as quimioterapias estão fazendo mais efeito e nos retorna a dúvida quanto à realização do 6º ciclo ou a antecipação da cirurgia.

De qualquer forma, a decisão já foi tomada. A cirurgia para retirada do tumor e substituição de parte do fêmur por uma endoprótese está pré-agendada para o dia 12/01/2009, próxima terça-feira. Em princípio serei internado na segunda-feira pela tarde no hospital da PUCRS. Ainda resta pendente saber se existirá disponibilidade no bloco cirúrgico do hospital e a autorização do plano de saúde. Caso ocorra algum imprevisto, a cirurgia será adiada para 18/01/2009.

Quanto à cirurgia, consultei o Dr. André na terça-feira. A anestesia será peridural e receberei sedativos para dormir. Após a cirurgia receberei aplicação de anticoagulantes e ficarei com drenos na região operada até quinta ou sexta-feira. Se tudo correr bem devo ficar internado até o sábado. Apesar de ser um dia decisivo na minha vida não estou nervoso. Confio na equipe de médicos que realizará a implantação da prótese e sei que a minha recuperação dependerá muito da minha força de vontade. Estou confiante de que teremos sucesso.

Hoje resolvi tirar uma fotografia dos meus dois joelhos antes da cirurgia para ter uma recordação. O joelho a ser operado é o que aparece à direita na primeira foto. Na segunda foto um esboço do corte que será feito na cirurgia (foto meramente ilustrativa).





sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

Feliz 2010!

Chegou 2010 e chegou bem. Na quarta-feira fiz o primeiro exame de sangue após o 5º ciclo e o resultado foi muito satisfarório. Atingi 1.500 neutrófilos, as enzimas do fígado e os eletrólitos estão em níveis adequados e a fosfatase alcalina, indicador de atividade óssea, atingiu o menor grau desde o início da quimioterapia. Tudo isso menos de uma semana após sair do hospital. O 5º ciclo foi o benchmarking do meu tratamento.

Além disso, consegui marcar mais alguns exames para a semana que vem. Segunda-feira é dia de hemograma, terça-feira devo consultar o Dr. André para encaminhar os documentos da cirurgia e depois farei uma tomografia dos arcos costais e da região lombar, além de uma nova radiografia do joelho para constatar se houve aumento de necrose.

Enfim, 2010 chegou e espero que seja o ano da minha recuperação. Será um ano difícil, de muita luta. Terei que enfrentar uma cirurgia, reaprender a caminhar e ainda restam 13 ciclos de quimioterapia, mas estou pronto para o desafio. E por isso tudo, será um ano maravilhoso, um marco na minha vida. Desejo a todos que estão me acompanhando pelo blog um ótimo 2010, repleto de paz, saúde e felicidade. O resto na vida é detalhe. Como se dizia antigamente, 2010 pode vir quente que eu estou fervendo! Um grande abraço!