Esta manhã foi bem agitada. Pelo menos para mim, que estava há alguns dias sem sair de casa, me movimentando da cama até o sofá, do sofá até a mesa de jantar, da mesa de jantar até a cadeira de computador, da cadeira do computador até a cama novamente. Às 08h fiz fisioterapia em casa com nosso amigo fisioterapeuta Ricardo Nascente. Além disso, hoje foi dia de reconsulta no hospital. O médico precisava ver como estava evoluindo a minha recuperação e refazer o curativo.
A evolução é boa. Apesar das dores para realizar os movimentos em decorrência do processo de cicatrização e dos hematomas, já consigo firmar o pé no chão e até caminhar sem muletas. Ainda não tenho muita flexão, o que é normal após a cirurgia, e até a retirada dos pontos acredito que não conseguirei grandes ganhos neste movimento. Quando tento dobrar o joelho me dá a sensação de que os pontos vão arrebentar. Consigo fazer flexão de no máximo 25º.
O inchaço já diminuiu e hoje, ao refazer os curativos, pude ver como ficou esteticamente a região operada. Na parte da frente, imediatamente acima da articulação, se percebe um afundamento. Isto ocorre em decorrência da retirada de parte do músculo vasto medial. Além disso, ficarei com uma cicatriz na região do corte, que é aproximadamente aquela que demonstrei alguns dias atrás aqui no blog. Na quarta-feira da semana que vem devo retirar os pontos. A partir daí não terei mais esta limitação e acredito que facilitará a recuperação dos movimentos momentaneamente perdidos.
Desde que saí do hospital venho recebendo doses diárias de 20 mg de enoxaparina sódica, cujo nome comercial é Clexane. Trata-se de uma solução injetável através de via subcutânea. 10 injeções custam mais de 200 reais, mas trata-se de medicação indispensável no pós-cirurgico de pacientes submetidos a cirurgias ortopédicas de grande porte dos membros inferiores, visto que, nestes casos, existe uma alta predisposição ao desenvolvimento de trombose. Já recebi quatro doses, todas elas administradas por mim em parceria com a minha irmã Cibele e com a Denise. O bom é que a injeção vem pronta, basta aplicar na região do umbigo. A Bele ia aplicar a primeira dose mas ficou com medo de dar a picada, então eu mesmo furei e ela me auxiliou a injetar o líquido. Os outros dias seguiram o mesmo procedimento.
Para quem ainda não me viu após a cirurgia, seguem algumas fotos.