quarta-feira, 30 de setembro de 2009

O 1º Ciclo de Quimioterapia

Confesso que tive um certo medo de encarar este primeiro ciclo de quimioterapia. Não sabia o que esperar, afinal as reações são as mais diversas e variam de organismo para organismo. Neste sentido, fui muito bem orientado pela equipe da CliniOnco, clínica que vem conduzindo o meu tratamento quimioterápico. Tive acompanhamento de oncologista, nutricionista, fisioterapeutas, psicólogos, enfermeiras e técnicos sempre dispostos a ajudar. Isto é muito importante para quem enfrenta uma quimioterapia.

É importante ressaltar que esta não é uma luta que uma pessoa consiga vencer sozinha. É necessário o apoio dos familiares, amigos e profissionais que se ocupam de acompanhar o tratamento. É uma batalha árdua.

No primeiro dia eu estava me sentindo muito bem. Cheguei à clínica acompanhado de minha mãe em torno das 08h e saí por volta das 15h30min. O catéter funcionou perfeitamente e, como haviam me dito, não senti nada relacionado à administração dos medicamentos. Neste primeiro dia recebi duas drogas: doxorrubicina e cisplatina. A doxorubicina é uma droga vermelha enquanto a cisplatina é fotosensível e incolor. A estrutura da clínica é realmente muito boa, assisti televisão o dia todo em uma confortável poltrona.

No segundo dia tive muito sono. Como as drogas administradas eram exatamente as mesmas do primeiro dia e nas mesmas quantidades, permaneci na clínica o mesmo tempo. Neste segundo dia fiquei em um quarto exclusivo. Passei o dia deitado na cama dormindo e olhando televisão. Minha mãe novamente me acompanhou.

No terceiro dia já comecei a sentir alguns efeitos do tratamento. Estava totalmente inchado em virtude da alta quantidade de soro administrado durante o tratamento (5 litros por dia). Neste dia, meu pai me acompanhou e, como só seria aplicada a doxorrubicina, a jornada foi um pouco mais curta - saí por volta das 13h.

Nestes três dias não tive apetite. Comi pouco, me senti fraco e precisei urinar a cada 40 minutos, o que não me deixava nem dormir com tranquilidade. Meus pais foram fundamentais, estiveram comigo o tempo todo na clínica.

Quanto aos efeitos indesejáveis, acredito que, dentro do possível, me saí bem. Os primeiros enjôos ocorreram no terceiro dia e aumentaram nos dois dias seguintes. Vomitei apenas duas vezes, sempre logo após acordar. Ganhei um balde vermelho de presente. Agora, ele é meu fiel companheiro dentro de casa. Onde eu vou, ele vai junto. Ele é a minha segurança contra os vômitos.

É um momento delicado, porém é um momento. Passa. Hoje já estou bem melhor, já consigo fazer quase todas as minhas atividades normais e o inchaço já diminuiu. Ainda sinto uma fraqueza e o apetite não é o mesmo, mas já estou muito melhor do que estive.

12 comentários:

Anônimo disse...

É isso cara, SUPERAÇÃO e dentro do possível bom humor. Abraço. Zoldan

Denise disse...

Tu esteves muito bem durante esse primeiro ciclo! Encarastes com firmeza e coragem todas as novidades e fizestes o possível para manter-se de pé. Parabéns! És um lutador nato. Tenho certeza que continuarás te superando a cada nova etapa.
Um beijo. Te amo!

Zamorano disse...

Força Alemão, muita força...

Um grande abraço

Cintia disse...

Força Vitor, tem muitas pessoas aqui torçendo por voçê!
Sabemos que voçê vai superar tudo isto, muita Fé em Deus, força e Coragem amigo.
Voçê pode contar com o apoio de todos nós.Abraços da Equipe Know.

Unknown disse...

Parabens pela iniciativa Vitor!
Estamos todos torcendo por ti, tu, como sempre, sairá vencedor! tu merece tudo de melhor...
continua assim, com essa garra e vontade de viver..
beijão, qualquer coisa estamos ai!
Tia Neca, Tio Lourenço e Ju

Unknown disse...

Parabéns Vitor,com determinaçao e humor consiguira,conte comigo sempre.Beijos Te adoro força!

Unknown disse...

Vitor!
Você tem, e terás sempre muita garra e força para encarrar todas essas etapas. Achei muito boa a tua idéia de fazer um blog, só assim temos idéia de como é esse tratamento. Muito bom o que tu escreve e muito tocante, apesar da situação. Vc é um guerreiro, um lutador e acima de tudo um confiante, claro, não poderia ser diferente. Estamos todos torcendo e orando muito por ti. Você é uma pessoa especial. Saiba que eu e o Diogo estamos aqui para te dar apoio e tudo mais que precisares. Ninita querida, força para vc tbém meu anjo, assim como o Vítor, és especial, fantástica. Adoramos muito vcs. Força guri. Um super abraço!
Sirlei e Diogo e toda Família Cunha

Unknown disse...

Vitor!

Faça que nem teu TIME: Seja também um CAMPEÃO!
Tenha FÉ em DEUS, que conseguirás esta VITÓRIA.
Você com certeza vai superar estes momentos difíceis e chegarás ao PÓDIO.
Estamos todos torcendo por ti.
Beijos

Unknown disse...

Li, achei lindo e lembrei de ti.

" Entender a vontade de DEUS para nós, nem sempre é fácil, mas crer que ele está no comando e que tem um plano para nossa vida, faz a caminhada valer a pena!!! "

Fica com DEUS.
Bjs

Danieli disse...

De vez em quando a vida prega uma peça ou outra...mas a maneira que encaramos as adversidades é fundamental para determinar por quanto tempo teremos que passar por elas. Encare isso como um desafio, seja muito forte e não esqueça que tem uma torcida enorme com você! Lá na minha mãe realizamos todas as semanas o Evangelho Espírita e todas as semanas estamos lá, eu, meus pais, minha irmã, o Márcio e a Sandra, rezando muito por você e pedindo para Deus te abençoar e te ajudar a superar essa fase.
Muita tranquilidade, força e fé, você vai passar por essa dando risada. Forte abraço!

Karen Finkler disse...

Maninho, sei que o segundo ciclo vem por aí, e precisamos que sejas guerreiro como tu tens sido até agora!! Não te assusta com o tempo de tratamento, vai passar bem rápido e logo logo tu já vai estar pulando num pé só de novo!! Beijos

renilson disse...

lute rapaz ate o fim ,vc vai vencer ,jesus esta com vc nessa ,pode ter certeza q aonde vc for ele estara ao seu lado,ele vai te tirar dessa
abraco
fica com deus