quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Consulta ao Oncologista

Hoje tive uma consulta ao oncologista, Dr. Júlio. Nestes últimos dias tive que fazer alguns exames de sangue para verificar como o meu organismo está reagindo à quimioterapia. Em princípio, está tudo dentro do esperado. As plaquetas, células sanguíneas responsáveis pela coagulação, estão em queda. Já os leucócitos estão com números bem esquisitos, não apresentando uma tendência.










Depois de cada ciclo de quimioterapia, tenho que receber aplicações diárias de filgrastima. Esta medicação auxilia na recuperação do meu organismo e estimula a medula. Não fosse este medicamento, provavelmente estaria com números diferentes.


A filgrastima é aplicada através de injeção subcutânea, semelhante às injeções utilizadas pelos diabéticos. Por ser subcutânea pode ser aplicada na barriga, em torno do umbigo ou atrás dos braços. Hoje terei a última aplicação deste medicamento referente ao 1º ciclo. Será a 12ª aplicação, todas foram feitas na barriga. Agradeço a minha vizinha Ana que se disponibilizou a aplicar as injeções e tem dispensado parte do seu tempo em colaborar com meu tratamento. Nos últimos dias tomei coragem e pedi a ela que me ensinasse o procedimento para aplicação. Ela está me ensinando e quem sabe no próximo ciclo eu possa realizar a auto-aplicação.

Quanto à continuação do tratamento, o próximo ciclo de quimioterapia será iniciado no domingo, dia 18/10/2009, quando será iniciado o processo de hidratação. Receberei a droga Metotrexat, conhecida pela sua cor amarela, na segunda-feira. A partir daí até a sexta-feira ficarei hidratando e fazendo exames de sangue diariamente para verificar a concentração da droga no sangue. Segundo o oncologista, os efeitos colaterais deste segundo ciclo não são tão fortes quanto os do primeiro.

Ainda não sei se será necessária internação em hospital ou se o plano de saúde vai autorizar os serviços de "home care". A internação é muito mais cara ao plano que os serviços de "home care", entretanto, em decorrência de processos burocráticos altamente engessados pelos critérios definidos, a maior probabilidade é de realizar o segundo ciclo internado em um hospital. De qualquer forma, o importante é realizar o tratamento no melhor tempo possível.

Ontem tirei os pontos referentes à implantação do cateter. A colocação do cateter foi um sucesso e está tudo bem com ele. As limitações de movimentos com o braço direito já não existem e nem sinto que tenho um pedaço de plástico dentro do peito. Já consigo até dormir de lado!

Amanhã realizarei outro exame de sangue para verificar se minhas plaquetas continuam caindo. Conforme o oncologista, teremos que agir se as plaquetas chegarem a 30.000. Menos de 10.000 significa que terei que receber plaquetas em um banco de sangue.

O Dr. Júlio questionou sobre a queda do cabelo. Por enquanto continuo com todos os meus cabelos na cabeça. Os pelos do corpo também estão intactos, exceto os pubianos, os quais percebi uma queda acentuada nos últimos dias. Se eu fosse mulher estaria adorando, mas para os homens isto é indiferente. Nos próximos dias devo começar a perder o cabelo e demais pelos do corpo. Sinceramente, acredito que isto seja apenas um detalhe diante da situação. Para mim é algo superado.

Agora resta esperar a continuação do tratamento. Até agora está dando tudo certo. Vamos torcer para continuar assim!

5 comentários:

gabriela disse...

Que ótimo Primo que deu tudo certo nesta primeira fase, e pode ter certesa que todo o tratamento será um sucesso!!!
Estou torcendo por ti!!!
Beijo grande

elvis.mozeleski disse...

Que legal, esta ocorrendo tudo como esperado. Torço por vc meu amigo. o clubinho de xadrez te espera para que eu possa abater alguns créditos das tundas que me derá, estou me preparando.

Um abraço

Não quero ter blog disse...

Primo, fico muito feliz de ver como tu reagiu bem ao primeiro ciclo! Continue com esta força para que tire de letra também o segundo ciclo! Estamos torcendo! Bjao
Tati

lena disse...

Tua disposição e otimismo vão tirar de letra a quimioterapia! Abração!

Rogerio disse...

É isso aí guerreiro! tu é o cara... estamos torcendo pela tua recuperação breve..

abraço bonitinho!!hehehe