domingo, 21 de fevereiro de 2010

Fim das Férias

Hoje minhas férias terminam. Às 17h serei internado no Hospital São Lucas da PUCRS para reiniciar as quimioterapias. Será o 6º ciclo de 18, o 1º dos 13 restantes pós-cirurgia. Mais uma vez receberei methotrexate (droga amarela) em altas doses.

Já estou há dois meses sem receber tratamento quimioterápico, portanto já está mais do que na hora de retomar. Estas férias foram excelentes, apesar de estar operado e não ter muita mobilidade, passar um tempo sem quimioterapia me fez sentir de novo o gostinho da vida no seu ritmo normal, sem enjoos, com liberdade para me alimentar, vendo o cabelo crescer, raciocinando 100%.

Agora é hora de recomeçar as quimioterapias. É assim que tem que ser. Se tudo der certo, ao fim deste ano estarei livre outra vez, mas com a vantagem de não ser apenas "férias do tratamento" mas o meu dia-a-dia pelo tempo que me for permitido.

Quanto às fisioterapias, está tudo certo. A cada semana ganho mais alguns graus de flexão e as dores diminuem. Já consigo 40º sozinho e 45º com ajuda. Na madrugada de sexta-feira consegui, pela primeira vez, fazer o movimento de elevar a perna esquerda inteira e tirá-la do chão ao estar sentado. Até então eu julgava impossível em decorrência das dores. Estavam comigo minhas irmãs e minhas sobrinhas, que também se emocionaram com esta vitória. Fui dormir radiante de felicidade.

Enfim, que venha o 6º ciclo. Não sei como meu corpo reagirá, visto que já estou há algum tempo sem quimioterapia. Imagino que será tranquilo, mas isto só poderei afirmar durante a semana. A guerra ainda vai longe, a próxima batalha está por começar!

6 comentários:

helÔ disse...

Oi Vitor! Depois de tantos dias sem contato, foi muito bom ler estes posts e saber do teu progresso com a fisioterapia - muito bom mesmo! Estaremos de volta no final desta tua rodada de quimio, um abraçao!

Unknown disse...

Meu sobrinho querido! Como é bom saber que estás te recuperando dia a dia, e me emociono também como tu e teus familiares em saber que já conseguistes levantar a perna, o que até então achavas quase impossível. Quer resultado positivo melhor que este? Vamos em frente, está dando tudo certo. Continuamos aqui torcendo muito por ti.
Um abraço pra vocês todos!
Tia Neca, Ju e Tio Lourenço!

Anônimo disse...

Olá...! Pela primeira vez venho aqui....e remexendo na net vi seu blog....e é claro, que acabo por me identificar com vc! Meu filho com 11 anos teve tbm um tumor, mas foi o Sarcoma de Ewing...mas conheci crianças, jovens, adultos como vc e que hj estão muito bem!
Ja faz 3 anos e meio que meu filho acabou o tratamento e esta bem!
Não pude conter a curiosidade e li todo o blog.....e algo que me chamou a atenção foi o resultado da biópsia......me lembro que o Caio tbm foi grau II, chorei... esperava que fosse 100%...srsrsr, mas o ortopedista veio falar comigo....ele me disse...conheço pessoas que tiveram apenas 18% de necrose e estão ai para contar a história e outros com 100% ja partiram...então, confie em Deus td vai dar certo!!! E deu....hj só fazemos exames de controle!!!
Gde abraço!

Unknown disse...

Oi MANO QUERIDO!!! Quero que continues tendo coragem e força para superar cada parte deste tratamento...fico torcendo para que esta semana passe rápido para passarmos mais madrugadas juntos... jogando war e conversando...Fiquei muito feliz na última madrugada quando conseguiste levantar a perna sozinho...quem sabe nos nossos próximos momentos de descontração ocorre outra surpresa? Tua evolução é nítida e rápida...acompanho e torço pela tua reabilitação total!!!
TE AMO MUITO!!!

Unknown disse...

Ops...o comentário ficou no nome da Lara...mas tu sabes que quem escreveu é a tua irmã desligada!!!
Beijos da Bele!!!

bruna porto disse...

Oi Vitor!Há alguns meses sua irmã deixou um depoimento no blog do meu noivo Luciano(Diario de uma Vitoria), e lendo o depoimento dela nao pude deixar de entrar no seu blog e lê-lo inteirinho.Como vc já deve ter lido no blog do Luciano ele tb teve um osteossarcoma que por incrivel que pareça o corte da cirurgia deve ter sido muito igual pois a cicatriz de vcs se parecem muito.Saiba que isso aconteceu qd o Luciano tinha 8 anos de idade, hj ele está com 22, depois do osteossarcoma até triatleta o Luciano virou.Tenho certeza de que vc saira vencedor como ele saiu,pelas suas palavras podemos perceber sua força de vontade e determinaçao, nada te abate, assim como nada nunca abateu o Luciano. Vi que vc começou mais um ciclo de quimioterapia, não é facil, mais qd vc estiver passando mal tente-se consolar que essas gotinhas que entram em vc são a entrada de sua cura...Fica bem...Um abraço Bruna