segunda-feira, 15 de março de 2010

Resultados dos Exames de Rotina e 1º Dia do 7º Ciclo

Semana passada levei um grande susto. Era noite de quinta-feira quando meu pai chegou em casa trazendo o resultado dos exames de rotina. Infelizmente, nem todos os laudos estavam prontos e só tínhamos o da cintilografia óssea e o da tomografia computadorizada do abdômen. Este não revelou qualquer alteração, o que é ótimo, ideal, aliviante. Porém a avaliação da cintilografia se mostrou inconclusiva quanto ao membro inferior esquerdo. O restante do esqueleto estava bem, sem alterações e eis aí mais uma vitória.

O estudo cintilográfico foi realizado com 99mTc-metilenodifosfonato (MDP). O traçador foi detectado em vários locais do membro inferior esquerdo, o que pode indicar que existe tumor ativo na região. A análise, porém, feita unicamente através de cintilografia, se mostra inconclusiva, tendo em vista a cirurgia feita recentemente. O laudo tem por conclusão: "Seguimento cintilográfico por neoplasia óssea de fêmur esquerdo mostrando hipercaptações a esclarecer. Sugerimos correlação clínico/radiológica.".

Quando acabei de ler percebi que viveria momentos de terror, angústia e aflição até o dia seguinte, quando receberia o resultado da tomografia do membro inferior esquerdo. Pensei em todo o esforço decorrente da cirurgia, todo o tempo investido para preservar o membro. Seria tudo em vão? Procurei esfriar a cabeça. Dormi um pouco, depois acordei e assisti ao jogo do Inter e fui dormir novamente. Na manhã de sexta-feira fui ao Hospital Moinhos de Vento realizar o último exame de sangue antes do 7º ciclo e apanhar os resultados dos exames que não estavam prontos no dia anterior. Chegamos ao hospital, meu pai e eu, por volta das 08h30min, fiz a coleta de sangue no laboratório e fui aguardar no saguão o resultado dos demais exames. A demora na entrega me deixava ainda mais apreensivo. Imaginava que o laudo teria custado um bom tempo ao médico em função da dificuldade ou do excesso de detalhes a serem observados no meu caso. Enfim, às 10h recebemos os exames que tanto esperávamos. Para a minha felicidade, a tomografia da perna esquerda apontou várias reações cirúrgicas, mas não reações neoplásicas. A do tórax não detectou qualquer anomalia. Agora estava mais aliviado, porém ainda tinha que apresentar os exames ao Dr. Júlio para uma avaliação mais acurada.

Saímos do hospital e fomos direto para a CliniOnco mostrar os exames ao Dr. Júlio. A avaliação foi a que esperávamos. Continuo livre. Mais um trimestre se passou e continuo livre. Parece que tirei um caminhão de 30 toneladas das costas. É difícil se manter sóbrio em momentos de ansiedade, mas não é impossível. Muitas vezes nos entregamos a um diagnóstico inconclusivo como se fosse uma sentença, quando na verdade é apenas uma indicação de que a questão deve ser melhor avaliada.

Aproveitei bem meus últimos dias de folga antes do 7º ciclo. Sábado, fui pagar uma promessa que minha irmã havia feito para que minha cirurgia fosse bem sucedida. Ela me levou até a Catedral Metropolitana para agradecer. Como todos sabem, a arquitetura do lugar é estupenda, uma verdadeira obra de arte no centro de Porto Alegre. Foi um ótimo passeio. Domingo, aproveitei para fazer a minha última refeição livre antes da quimioterapia. Os pastéis estavam muito bons. Sempre é bom sair um pouco em família para arejar as ideias.

Hoje foi o primeiro dia do 7º ciclo. Cheguei à clínica por volta das 08h30min e, após receber medicação para prevenir náuseas e 1,5 litro de soro, recebi 60mL de doxorrubicina (não sei ao certo a concentração da droga) acompanhada de um copo de gelo para minimizar a circulação sanguínea nos arredores da boca e evitar problemas como mucosite e aftas. Depois foi a vez da cisplatina - aproximadamente 1L - que demorou algumas horas para ser administrada. Ao todo recebi 5,5L de soro e fui liberado para voltar ao lar por volta das 17h40min. Estou me sentindo muito bem, tanto que estou escrevendo para o blog. Ainda não sinto nenhum dos efeitos esperados, apenas um leve inchaço (ainda não cheguei ao estágio "japonês"). Torçamos para que amanhã seja mais um belo dia e que os efeitos sejam amenos. Agora que a peleia já começou, vamos terminar com ela logo!

5 comentários:

Mazé disse...

Nossa....qtos sustos ja levei ao abrir exames....são terríveis!!!
A penultima cintilografia meu marido e eu choravamos pelo resultado que liamos, ja nos imaginando em São Paulo e começando td de novo, o Caio estava no Colégio, fomos busca-lo e resolvi por conta fazer uma tomo, la o médico resolve fazer tbm uma ressonancia....pronto, coração ja estava na boca e o resultado só na segunda (isso era uma sexta-feira) e sabe o que era....um começo de uma osteoporose. Bem que o médico nos avisa para não abrir, mas é dificil...srsrsrs. Mas todos os exames são assim, sempre revivemos uma angústia.....mesmo o Caio ja estando a 3 anos e 9 meses fora de tratamento ainda fico assim....sempre alerta!
Ah....vou te deixar o blog da Fernanda, ela quase não tem mais postado, parece que esta seguindo mais o twiter......mas ela é uma graça e tbm teve osteo e faz pouco tempo que acabou o tratamento e ja voltou a faculdade......gde abraço e continue nesta sua gde força.....no tratamento a cabeça e a Fé devem andar sempre em sintonia!!!

http://umatalhistoria.blogspot.com/

Anônimo disse...

Vitor!
Parabéns pelos exames! Nada pode ser comparado a sensação de sair aliviados do consultório médico para mais alguns meses de liberdade.
Aproveite esse tempo, não descuidade do tratamento e seja muito feliz!
bjs

Karen Finkler disse...

É... a ansiedade nos pega mesmo, não tem como evitá-la. Daqui a alguns meses, quando estiveres livre do tratamento mesmo, vamos pagar outra promessa e voltar à Catedral. Pela tua cura, pagamos quantas promessas forem necessárias!!! Beijos da tua mana!

Unknown disse...

Vitor,
Minha mãe também é paciente da Clinionco e hoje ela conheceu a tua mãe que nos falou sobre teu blog. Passei aqui pra visitar, e a partir de agora seguir! Tb sou blogueira.
Parabéns cara, e boa luta!!

Tricoteiras em Ação disse...

Olá Vitor

Tenho condrossarcoma. Fiz cirurgia e hoje soube que voltou. Fiz um TCHAU do úmero com contraste e pedi no final do exame falar com o técnico e eis que voltou no mesmo braço.
Vou esperar o resultado oficial na segunda....até lá segura ansiedade. ...mil coisas passam pela minha cabeça. ....mutilação.....Morte. ..aí meu Deus.