terça-feira, 25 de maio de 2010

A Imagem do Joelho Biônico

Hoje peguei o resultado de alguns dos exames de rotina a que me submeti na última sexta-feira. Foram algumas horas que passei no hospital entre máquinas diversas para um diagnóstico completo. Primeiro fiz uma tomografia computadorizada de tórax, abdômen e membro inferior esquerdo. Depois foi a vez da ecografia e, para finalizar, radiografia da perna esquerda e da bacia.

A tomografia é realizada com contraste para identificar melhor possíveis neoplasias. Como sou alérgico à sulfa, o exame acaba demorando um pouco mais, pois recebo um medicamento de 15 a 30 minutos antes para me "dessensibilizar". Além disso, é necessário ingerir um contraste via oral (de 4 a 6 copos de um líquido cor-de-rosa com um gosto horrível) para viabilizar as imagens de alguns órgãos. Já "dentro" da máquina outro contraste é administrado, porém este é endovenoso e causa uma sensação muito estranha. A sensação é de que o corpo está esquentando, principalmente nas regiões da nuca e da bacia, parece que se está urinando nas calças, mas felizmente só parece. Também se sente um gosto metálico na boca por alguns segundos.

Terminada a tomografia era a vez da ecografia. Fui direto ao banheiro antes de me deslocar até o local do segundo exame, estava com a bexiga cheia e precisava esvaziá-la. Para a minha infelicidade, somente após urinar me informaram que eu deveria estar com a bexiga cheia para fazer a ecografia. Lá fui eu tomar mais 5 copos de água e esperar mais uns 30 minutos. A finalidade deste exame era identificar possíveis problemas anatômicos nos rins para concluir o diagnóstico iniciado no último ciclo de quimioterapia. O resultado sugere que não existem problemas desta ordem nos rins, portanto os pequenos problemas são de ordem fisiológica, como era previsto.

Ainda não tenho os resultados das tomografias de tórax e abdômen, apenas do membro inferior esquerdo. Não foram constatadas quaisquer alterações em relação ao exame anterior, portanto a endoprótese continua no seu lugar, firme e forte e sem maiores problemas. A radiografia da bacia também não apresenta alterações bem como a do joelho.

Para quem ainda não viu uma imagem do meu joelho biônico, resolvi apresentá-la aqui no blog.


A imagem acima é a radiografia de perfil do joelho esquerdo. Notem que existe uma descontinuidade da imagem na região de polietileno, responsável pela articulação da prótese.



Imagem meramente ilustrativa e explicativa.

5 comentários:

Mauricio Finkler disse...

Oi Vitão. Pelo que li e entendi, estás cada vez mais registrando progresso e sucesso nestas sucessivas batalhas. Com certeza ja temos um vencedor desta guerra.
Olhando as fotos, pareceque que já dá pra dançar um vanerão largado.
Mas é isto aí: Continuamos ligados, torcendo e orando para juntos festejar a vitória final.
Para finalizar, não podia deixar de agradecer por mais esta aula.
Um abração. Tio Maurício e família.

Unknown disse...

Vitor!
Além de muito inteligente, estás mostrando ser um verdadeiro escritor, consegue transmitir de ima forma clara tudo o que está se passando, mas graças a Deus, tudo está correndo bem. Continue firme e forte, a vitória será muito festejada e quero comprar o livro que vais escrever, já estou na lista de espera!
Como disse o tio Maurício, obrigado também por mais esta aula.
Abração pra todos aí que, junto contigo estão escrevendo esta história, que em breve chegará ao fim com muito sucesso!
Beijos da Tia Neca, Ju e Tio Lourenço!

max disse...

oi victor!
vc e um guerreiro! eu tambem passei pelo que vc passou mas felizmente eu tbm preserveu meu membro e por pouco nã foi preciso amputar! mas hj estou muito bem e com a endoprotese confortavel e sem dores eu voltei a andar em menos de 5 meses graças a deus estou de volta ao mundo! andando recuperado! muita saude pra vc! bj

max disse...

oi victor! eu tbm ja passei por isso mas felizmente o meu tumor era um condroblastoma e com o susto da ultima biopsia com osteossarcoma de gral 3, to de volta nesse mundo e tbm coloquei uma endoprotese, minha recuperaçao foi rapida em menos de 5 meses eu ja andava, nã senti dores nenhuma e graças a deus deu tudo certo so to fazendo fisioterapia e frequento o medico para acompanhamente de prache! muita saude pra vc e boa sorte que nada + de ruim aconteca! parabens pelo blog gostei muito!

Anônimo disse...

Olá Vitor.
Antes de mais muitas felicidades.
Sou portuguesa e estou a viver o drama de um osteosarcoma, infelizmente não é comigo mas com um familiar de 15 anos.(preferia ser eu)
gostaria de te fazer uma questão se puderes responder.Enquanto fizeste tratamento de quimioterapia como reagiu o joelho?gostaria de trocar mensagens contigo em particular.se puderes diz-me o teu mail para entrar em contacto contigo.Obrigada