quinta-feira, 21 de outubro de 2010

A Formação de um Tumor

Comecei a escrever a postagem sobre o chá verde, porém esbarrei em uma questão fundamental: para entender o eventual benefício é necessário primeiramente entender o mecanismo através do qual se formam e se desenvolvem os tumores malignos no nosso organismo. Para entender esse mecanismo, é importante conhecer como ocorrem o processo inflamatório e a angiogênese. Segue resumo.



A Inflamação

A inflamação é um fenômeno fisiológico que consiste em uma reação do organismo a uma agressão (lesão celular ou tecidual). Trata-se de um mecanismo de defesa do corpo, um fenômeno imunológico.

Resumidamente o processo inflamatório ocorre da seguinte forma:
Inicialmente as plaquetas se concentram no local afetado liberando substâncias químicas (PDGF - Platelet-derived growth factor ou "fator de crescimento de derivação plaquetária") que atraem os glóbulos brancos. Estes, por sua vez, irão liberar outros mediadores químicos (citocinas, quimiocinas, prostaglandinas, leucotrienos e tromboxanos) que irão conduzir todo o processo de reparação celular.

Primeiramente, elas irão dilatar os vasos sanguíneos da proximidade para viabilizar a chegada de células adicionais (como se tivessem aguardando reforços para o combate). Em seguida ativam a coagulação sanguínea em torno das plaquetas e tornam os tecidos adjacentes permeáveis, facilitando o acesso das células imunológicas. Por fim, promovem a multiplicação das células do tecido afetado de modo a suprir o espaço deixado e formam novos vasos sanguíneos para o transporte de oxigênio e nutrientes ao local reconstruído.


Em harmonia, os processos inflamatórios são essenciais ao organismo. Uma característica importante é que são autolimitados, ou seja, tão logo cesse a necessidade de reparações, cessa também o crescimento de novos tecidos.




A Angiogênese

A angiogênese é o fenômeno pelo qual são criados novos vasos sanguíneos a partir de outros já existentes. O surgimento de novos vasos ou capilares acontece em circunstâncias bem específicas: durante o crescimento, após as menstruações e na reparação de lesões.




A Formação de um Tumor

Por motivos diversos (exposição a agentes carcinogênicos, predisposição genética...), uma célula sofre mutação. O resultado é uma célula desorganizada, geneticamente alterada e diferente das demais células que compõem o tecido na qual está localizada.

O sistema imunológico é chamado a intervir, porém de maneira perversa as células cancerosas se utilizam do processo inflamatório gerado naturalmente em torno de si para crescer. Elas passam a produzir mediadores químicos (as mesmas citocinas, quimiocinas, prostaglandinas, leucotrienos e tromboxanos) que potencializam a sua própria multiplicação e tornam permeáveis os tecidos adjacentes, facilitando a sua proliferação e penetração no fluxo sanguíneo, o que permitirá o surgimento de metástases.


Em um processo inflamatório normal os mediadores químicos param de ser produzidos tão logo os tecidos estejam reparados, porém nesse caso a produção não é interrompida. Essas substâncias se tornam abundantes no local, ocorrendo apoptose (suicídio celular) nos tecidos vizinhos, de forma a impedir a proliferação anárquica dos tecidos. O excesso de fatores inflamatórios desorienta os glóbulos brancos. Sendo assim, o tumor não é mais atacado e passa a aumentar de forma desorientada.


Como ocorre em qualquer célula, para sobreviver, crescer e se multiplicar as células cancerosas precisam de nutrientes e oxigênio. O abastecimento é feito através de novos capilares formados pelo tumor (angiogênese). A formação destes vasos é estimulada pelo tumor ao liberar "angiogenina", substância que atrai os vasos existentes na sua direção através de novos caminhos. Desta forma, o tumor se torna sustentável e passa a crescer e se disseminar pelo organismo.


Em síntese, para ocorrer o surgimento de um tumor as células cancerosas se utilizam do sistema imunológico, promovendo o processo inflamatório e desorientando as células de defesa. Além disso, através da angiogênese um tumor se torna capaz de receber oxigênio e nutrientes que resultarão na sua sobrevivência e permitirão seu desenvolvimento e proliferação no organismo.



O objetivo desta postagem era apenas introduzir o assunto para os que acompanham o blog, de modo a facilitar o entendimento de postagens futuras. Infelizmente não encontrei figuras esquemáticas que representem os processos descritos e facilitem a compreensão dos mecanismos, mas caso encontre, atualizarei a postagem. A fonte é o livro "Anticâncer - Prevenir e vencer usando nossas defesas naturais" de David Servan Schreiber. No livro outras diversas fontes são citadas. Se alguém quiser saber mais, recomendo a leitura.

4 comentários:

Marilisa Peeters disse...

Vitor,
Meus parabéns pela postagem. Excelente e muito instrutiva. Para complementar é interessante dizer que estudos mostram que pessoas que usam anti inflamatórios com regularidade desenvolvem mais resistência ao crescimento de tumores. Naturalmente que isso não instiga a auto-medicação, pois sabemos dos riscos, principalmente cardiacos, dos anti inflamatórios.
Fiquei muito feliz ao saber, pela postagem abaixo, que já chegaste à metade do tratamento. Ou seja, o copo está "meio cheio". Ou será que está "meio vazio"?
bjs e fica com Deus

Luiz Mauricio Finkler disse...

Daí Vitão!
Quer dizer então que as células cancerosas se utilizam do sistema imunológico para promover o processo inflamatório e desta forma desorientar as células de defesa.(estou ficando entendido neste assunto)
Parabens pelas postagens que desde o início do 1° ciclo são aulas ricas em conteúdos dos mais variados.
Valeu Vitão! abração, Tio Maurício e família.

Adilson Alves disse...

Vítor, encontrei teu blog por acaso,à procura de informações sobre osteossarcoma. Devorei-o. Admiro-o muito e também o entendo e me identifico. Tenho uma filha de 8 anos que foi acometida do mesmo problema; tudo o que você fala soa-me muito familiar. Deus continue te abençoando. Saiba que Ele nos tem abençoado muito nesse árduo caminho de tratamento e dentre essas bênçãos está incluso seu blog. Paz!

Ianna disse...

Olá Vitor! Encontrei seu blog pelo google e achei muito interessante!
Eu sou de Fortaleza e aos 14 anos descobri um osteosarcoma no fêmur
direito, fiz tratamento quimioterápico e tenho uma endoprótese de fêmur
e joelho! Hoje tenho 18 anos e estou completamente curada.
Estou passando só para te parabenizar pela força e pra dizer que
com certeza você já é um vencedor. Agora você tem uma torcida enorme
minha e de toda minha família, estaremos sempre em oração pela sua saúde! :)
Vai dar tudo certo.
Um abraço, que Deus te abençoe.