sábado, 18 de dezembro de 2010

Imunidade: OFF

Fiz exame de sangue ontem e o resultado foi o esperado: imunidade baixíssima e plaquetas muito abaixo da quantidade ideal. Tudo dentro da normalidade para o período pós-quimioterapia da droga vermelha.

Os leucócitos estão na faixa de 1.500/μL ao todo, sendo que os neutrófilos, que formam uma primeira linha de defesa para o organismo, estão em 150/μL (o mínimo deveria ser em torno de uns 1.500/μL). Já recebi oito doses de filgrastima de um total de doze, por injeções subcutâneas, e a tendência é que os leucócitos comecem a aumentar de quantidade nos próximos dias.

As plaquetas chegaram a 31.000/μL, sendo o valor normal entre 140.000/μL e 400.000/μL. Estou em estado de alerta para o caso de as plaquetas se reduzirem ainda mais. Neste caso, terei que recorrer ao hospital para realizar uma transfusão de plaquetas.

A recomendação do Dr. Júlio é ficar "de molho" como costumamos dizer. Continuar a reclusão em casa, seguir tomando cuidados com a alimentação (a famosa dieta dos cozidos e fervidos) e evitar cortes (fazer a barba, preparar alimentos com objetos cortantes...). Portanto, sigo com as mesmas atividades de sempre: computador, televisão, rádio e a família. Assim os dias vão passando e meu corpo se recuperando.

Quanto aos efeitos sensíveis da quimioterapia, estou apenas com a boca um pouco debilitada. O paladar continua prejudicado, a língua e as paredes internas um pouco inchadas e machucadas. As dores no corpo já passaram, mas sei que em alguns dias voltarão (quando a medula começa a se recuperar sempre sinto dores pelas costas).

Segunda-feira farei outro exame de sangue e terça-feira mais um. Agora é hora de manter os cuidados e o estado de alerta, além, é claro, de aproveitar o tempo ao lado da família.

2 comentários:

helô disse...

Isso mesmo Vitor: 'aproveitar o tempo ao lado da família'! Além de bom, faz o tempo passar! Mais o computador, o teu blog, as tuas pesquisas - que às vezes até 'sugerem' um futuro médico - será?! rsrs, eu não me surpreenderia! Não fiz comentários em muitos posts teus mas leio todos e fico admirada com tuas consultas e publicações. Vai fundo!
Um abração!

Luiz Mauricio Finkler disse...

Oi Vitor!
É isto aí. Aproveitar bem o tempo ao lado da família. E porque não desejar novamente um feliz e abençoado Natal pra Ti e a todos que estão contigo nesta semana.
Obrigado pela aulinha!!
Continuamos orando!
Tio Maurício e Família.