terça-feira, 5 de março de 2013

Agora sim, só mais quatro!

Finalmente posso dizer que concluí mais um ciclo de quimioterapia. Ontem pela manhã realizei um exame de sangue e tive a alegria de saber que a minha imunidade está novamente no seu devido lugar. Esta informação tem vários efeitos práticos, pois me libera da dieta de cozidos e fervidos e do confinamento de cerca de dez dias. Agora posso voltar a minha vida normal por alguns dias, fugir um pouco das privações, antes que venha o próximo ciclo. Este é o tempo em que esqueço um pouco do tratamento e trato de viver com mais intensidade!

No momento, apesar de ainda ter o paladar um pouco descontado, posso afirmar que todos os efeitos colaterais perceptíveis da última quimioterapia já estão superados, o único índice que ainda não retornou à normalidade é a contagem de plaquetas (53.000/mm³), que ainda está abaixo dos valores de referência usuais (150.000 a 450.000/mm³), mas já apresenta tendência de crescimento, então, há pouco com o que se preocupar quanto ao quinto ciclo.

Neste ciclo tive a maior queda de plaquetas desde que passamos a utilizar apenas a ifosfamida e o etoposide. Na última sexta-feira, dia 01/03/2013, a contagem de plaquetas chegou a apenas 17.000/mm³. Normalmente, este momento do ciclo apresenta o ponto mais baixo da curva de evolução das plaquetas. Decidimos aguardar o exame da segunda-feira para avaliar melhor, o qual demonstrou a reversão da quadro, como já era esperado. Ainda sobre as plaquetas, considerando que as drogas utilizadas no tratamento do osteossarcoma são mielotóxicas, é indispensável acompanhar a evolução da contagem plaquetária antes, durante e após cada ciclo de quimioterapia. A reduzida contagem de plaquetas pode levar a hemorragias, sendo que os principais riscos associados são a perda de grandes quantidades de sangue no aparelho gastrointestinal e o desenvolvimento de hemorragias cerebrais que podem ser fatais. Para índices abaixo de 30.000/mm³ já existe risco, porém em geral os problemas ocorrem com valores inferiores a 10.000/mm³. 

O próximo ciclo de quimioterapia será o sexto dentre nove. Se tudo correr bem, devo iniciá-lo no dia 1º de abril (e não é mentira!) e serão utilizadas as mesmas drogas. Até lá, terei algumas semanas para recarregar as baterias e aproveitar um pouquinho mais as coisas boas da vida. Além disso, às vezes precisamos dar um tempo para o nosso corpo se recuperar antes de partir para a próxima luta, afinal, precisamos dele saudável para enfrentar o que vier pela frente.

13 comentários:

Karen Finkler disse...

Querido irmão!

Para mim, o mais difícil deste tratamento tem sido ficar longe de ti nos dias seguintes à quimioterapia. Mas sei que é para o teu bem, que este período de reclusão é necessário pois as tuas defesas ficam prejudicadas. Então me resta torcer para que cada ciclo seja vencido o mais rápido possível para novamente estarmos juntos!

Beijos,

Karen Finkler

C@rin disse...

Oi, Vitor

Essas doenças teimosas acham que são espertas e são ultra folgadas, mas nós somos mais fortes que elas, temos a 'lei' a nosso favor, e estamos dispostos a travar os combates em todas as instâncias, até que elas não tenham mais nenhuma chance, até que sejam condenadas à prisão perpétua ou até mesmo à morte.

As plaquetas costumam mesmo ser a última parte do sangue a se normalizar depois desses bombardeios quimioterápicos. Daqui a pouco isso será passado, tudo estará bem, tudo estará nos seus devidos eixos.

Sempre te acompanho aqui no blog. Vamos em frente!

Fé na vida!

Abraço,

Cárin

Letícia disse...

Estamos na torcida!!!

ulisses freire disse...

vitor mande noticias , acompanho seu tratamento des de 2009, abraço passei por isso ,...aguardo noticias
Ulisses freire

Unknown disse...

Olá Vitor... Mande notícias, nós que te acompanhamos ficamos preocupados quando não há notícias... Fique com Deus!

Anônimo disse...

Que Deus cuide cada vez mais de você.
E que teu anjo da quadra de proteja.
Tudo vai dar certo

VANESSA disse...

Bom Dia Vitor tenho acompanhado seu blog a poucos dias, assim que descobri que meu filho de 11 anos tbm está com o mesmo problema que vc já realizou o primeiro ciclo de quimioterapia e graças a Deus foi bem agora é se prprar para a proxíma batalha. Sei que o tratamento não é nada fácil afinal faz exatamente um ano e quarto mêses que terminei meu tratamento isso mesmo tive um carcinoma no sei paranasal e com muita fé venci e sei que meu filho e como vc tbm vão vencer. Boa Sorte e lembre-se Deus é maior que tudo está sempre ao lado de todos nós.

Anônimo disse...

Oi Vitor, você está bem?
Por favor, se possível não fique tanto tempo sem escrever, mesmo que seja uma linha, só pra dizer se vc está bem.
Te desejo saúde, força para superar mais essa batalha e indico pra vc o site do oncoguia.

Anônimo disse...

Cara, eu te acompanho desde 2010 quando tive um problema com cancer tambem...Espero que logo vc venca essa batalha, e que isso soh se torne um ponto de lembranca de uma longa vida pela frente...

Desejo-lhe tudo de bom e muita saude!

Sds,

Jose R

Renata Cambuy disse...

Vítor, fico feliz em saber que está bem. Cada dia é um dia e logo logo toda essa tempestade passará...
Torcendo por vc!
Abraços.
Renata.

Unknown disse...

If you're looking to lose weight then you have to start using this totally brand new personalized keto meal plan diet.

To create this service, certified nutritionists, fitness trainers, and chefs united to develop keto meal plans that are efficient, suitable, cost-efficient, and fun.

Since their launch in early 2019, 1000's of individuals have already remodeled their body and health with the benefits a good keto meal plan diet can give.

Speaking of benefits: clicking this link, you'll discover eight scientifically-confirmed ones provided by the keto meal plan diet.

Anônimo disse...

Foi durante a minha pesquisa sobre o VIH/Herpes que tropecei na informação sobre o VIH/Herpes; informação que é bastante fácil de encontrar ao fazer uma pesquisa de DST no google. Na altura, pensava que o "HIV/Herpes Cured" era uma conspiração, mas não sabia que a medicina herbácea me interessava muito. Fiz perguntas sobre a cura à base de ervas nos sites oficiais do HIV/Herpes e fui banido por o fazer por moderadores que me disseram que eu estava a papaguear propaganda do Hiv/Herpes. Isto reforçou a minha crença de que existe uma cura para o Hiv/Herpes. Depois encontrei uma senhora da Alemanha chamada Achima Abelard Dr. Itua Cure o seu Hiv, por isso enviei-lhe um correio sobre a minha situação e depois falei mais sobre ela e enviei-me o seu medicamento à base de ervas que bebi durante duas semanas. E hoje não estou curado de Hiv/Herpes na minha vida, procurei grupos de Hiv/Herpes para tentar estabelecer contacto com pessoas a fim de saber mais sobre o Hiv/Herpes Herbal Cure's acreditava, neste momento, que esta informação lhe era útil com a mesma doença e queria fazer o melhor que podia para divulgar esta informação na esperança de ajudar outras pessoas. Que a Dra. Itua Herbal Medicine me faz acreditar que existe uma esperança para as pessoas que sofrem de,Parkinson,doença de Alzheimer,doença de Bechet,doença de Crohn,doença de Cushing,insuficiência cardíaca,Esclerose múltipla,Hipertensão,Cancro Colo_Rectal, Doença de Lyme,Cancro do Sangue,Cancro do Cérebro,Cancro da Mama,Cancro do Pulmão,Cancro do Rim,Feitiço do Amor,Psoríase,Feitiço da Lotaria,Doença,Esquizofrenia,Cancro,Escoliose,Fibromialgia,Síndrome de Toxicidade Fluoroquinolona Fibrodisplasia Ossificans Progressiva. Infertilidade,Doença de Taquicardia,Epilepsia,Diabetes,Doença Celíaca,Artrite,Esclerose Lateral Amiotrófica,Autismo,Doença de Alzheimer,Carcinoma Adrenocortical. Asma, (sarampo, tétano, tosse convulsa, tuberculose, poliomielite e difteria)Doenças alérgicas,Doença de Parkinson,Esquizofrenia,Cancro do pulmão,Cancro da mama,Cancro colo-rectal,Cancro do sangue,Cancro da próstata,siva. Insónia Familiar Fatal Factor V Mutação Leiden, Doença de Epilepsia Dupuytren,Tumor Desmoplásico de Pequenas Células Diabetes,Doença celíaca,Doença de Creutzfeldt-Jakob,Angiopatia Amilóide Cerebral, Ataxia,Artrite,Amiotrófica,Coliose lateral,Fibromialgia,Toxicidade FluoroquinolonaSíndrome Fibrodisplasia Ossificante ProgressãoSclerose,Convulsões,Doença de Alzheimer,Carcinoma adrenocortical. Asma,Doenças alérgicas,Hiv_Aids,Herpes,Copd,Glaucoma.., Cataratas,Degeneração macular,Doenças cardiovasculares,Doença pulmonar,Próstata alargada,Osteoporose.
Demência,Cancro do pulmão,Leucemia,Cancro do linfoma,Mesotelioma do pulmão,Amianto,
Cancro do Útero Cervical do Ovário,
Cancro da Pele, Tumor Cerebral, ,Hiv_ Aids,Herpes,Doença inflamatória intestinal,Copd,Diabetes,Hepatite,Lúpus,li sobre ele online como ele cura Tasha e Tara,Conley,Mckinney e muitos mais que sofrem de todo o tipo de doenças por isso contactei-o. Ele é um médico herbal com um coração de Deus único, Contacte Emal. ... drituaherbalcenter@gmail.com Telefone ou whatsapp...+2348149277967.

kadeemlavecchia disse...

columbia titanium - ATIA ATI - TITBION ART - TITBION ART
COLUMBIA TIN TOKYO: COLUMBIA ATI · T-shirt design. price of titanium COLUMBIA titanium tent stove TIN TOKYO t fal titanium TIN titanium solvent trap TOKYO TIN TOKYO TIN TOKYO TIN titanium hair TOKYO TIN TOKYO TIN TOKYO TIN TOKYO TIN TOKYO TIN