terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Pequenas Evoluções

Esta manhã foi bem agitada. Pelo menos para mim, que estava há alguns dias sem sair de casa, me movimentando da cama até o sofá, do sofá até a mesa de jantar, da mesa de jantar até a cadeira de computador, da cadeira do computador até a cama novamente. Às 08h fiz fisioterapia em casa com nosso amigo fisioterapeuta Ricardo Nascente. Além disso, hoje foi dia de reconsulta no hospital. O médico precisava ver como estava evoluindo a minha recuperação e refazer o curativo.

A evolução é boa. Apesar das dores para realizar os movimentos em decorrência do processo de cicatrização e dos hematomas, já consigo firmar o pé no chão e até caminhar sem muletas. Ainda não tenho muita flexão, o que é normal após a cirurgia, e até a retirada dos pontos acredito que não conseguirei grandes ganhos neste movimento. Quando tento dobrar o joelho me dá a sensação de que os pontos vão arrebentar. Consigo fazer flexão de no máximo 25º.

O inchaço já diminuiu e hoje, ao refazer os curativos, pude ver como ficou esteticamente a região operada. Na parte da frente, imediatamente acima da articulação, se percebe um afundamento. Isto ocorre em decorrência da retirada de parte do músculo vasto medial. Além disso, ficarei com uma cicatriz na região do corte, que é aproximadamente aquela que demonstrei alguns dias atrás aqui no blog. Na quarta-feira da semana que vem devo retirar os pontos. A partir daí não terei mais esta limitação e acredito que facilitará a recuperação dos movimentos momentaneamente perdidos.

Desde que saí do hospital venho recebendo doses diárias de 20 mg de enoxaparina sódica, cujo nome comercial é Clexane. Trata-se de uma solução injetável através de via subcutânea. 10 injeções custam mais de 200 reais, mas trata-se de medicação indispensável no pós-cirurgico de pacientes submetidos a cirurgias ortopédicas de grande porte dos membros inferiores, visto que, nestes casos, existe uma alta predisposição ao desenvolvimento de trombose. Já recebi quatro doses, todas elas administradas por mim em parceria com a minha irmã Cibele e com a Denise. O bom é que a injeção vem pronta, basta aplicar na região do umbigo. A Bele ia aplicar a primeira dose mas ficou com medo de dar a picada, então eu mesmo furei e ela me auxiliou a injetar o líquido. Os outros dias seguiram o mesmo procedimento.

Para quem ainda não me viu após a cirurgia, seguem algumas fotos.



Primeiro dia após a cirurgia. O primeiro curativo era enorme.



O maior dos hematomas há alguns dias. Hoje ele está maior e já está ficando amarelado nas bordas.



O início dos pontos e da futura cicatriz.

4 comentários:

Unknown disse...

Ficamos felizes ao ler e saber que a tua recuperação evolui a cada dia. Também, com essa garra que tu tens, tudo fica mais fácil! É isso aí, logo logo tudo isso será passado e vamos festejar muito!
Um abração pra todos aí!
Tia Neca, Ju e Tio Lourenço!

Unknown disse...

Que ótimo poder acompanhar pelo blog teu tratamento que graças a Deus está sendo um sucesso e tb graças a tua força de vontade!um super beijão

Unknown disse...

E aí guerreiro beleza? to acompanhando tua recuperação sempre passo aqui pra ver como esta indo, ontem encontrei teu pai no Beira...ta com saudades da tua segunda casa?? heheheh patrola ontem nos polentas!!!

só tenho uma frase pra ti!!

" O GIGANTE TE ESPERA PARA COMEÇAR A FESTA"

ABRAÇOS!!! Luis Henrique (toddy)

Unknown disse...

Vitor, pelo que li as coisas estão andando muito bem, recuperação boa...fico feliz! Muita força e fisioterapia!!!Beijos Lú