quinta-feira, 22 de julho de 2010

11º Ciclo Vencido

Voltei. Peço desculpas por não avisar, mas tirei férias do blog neste último mês. Ocorre que foram as últimas semanas antes que a Denise assumisse o novo emprego, portanto decidimos aproveitá-las bem e praticamente não sobrou tempo para escrever. Agora tenho bastante novidades e inspiração.

O 11º ciclo já foi vencido. Fui internado no dia 04/07/2010 no Hospital da PUCRS e recebi 14,5 gramas de methotrexate no dia seguinte. Apesar de ter sido a menor quantidade em um único ciclo até o momento, para nossa surpresa foi a pior taxa de redução da dosagem da droga no sangue, ou seja, o meu organismo demorou mais para filtrar e expelir a medicação através da urina. Para entender melhor: para cada 24 horas que se passam, existem determinados valores de referência para a concentração de methotrexate no sangue. A seguir a tabela.




Pela primeira vez, não consegui atingir os valores de referência nas horas 24 e 48. Em decorrência disso tive que permanecer internado até a noite de sexta-feira quando atingi um nível satisfatório e seguro para deixar o hospital e retornar para casa. Agora já estou até com a dieta liberada!

Como de costume, na semana seguinte fiz alguns exames de sangue para verificar uma série de indicadores. Infelizmente a LDH (desidrogenase láctica) apresentou um valor elevado (675 U/L) em relação ao valor de referência (618 U/L). Como já disse anteriormente, a desidrogenase láctica é considerada um marcador tumoral inespecífico, porém pode ser indicativo de vários outros problemas como anemia megaloblástica, infarto do miocárdio, infarto pulmonar, mononucleose infecciosa, distrofia muscular progressiva, algumas doenças renais, lesões internas em geral. Confesso que fiquei muito chateado e com medo de estar desenvolvendo metástases ao ver o resultado deste exame de sangue, porém conversei com o Dr. Júlio e já consegui controlar a ansiedade. É difícil imaginar a hipótese de ter o tratamento aumentado ou modificado, me causa uma insegurança enorme. Fiquei meio sem saber o que pensar por alguns dias. Semana que vem realizarei outro exame para verificar se o valor continua elevado. De qualquer forma, em breve será hora de novamente fazer os exames de imagem e aí será possível esclarecer qualquer dúvida.

Por hoje são estas as novidades. Sei que o pessoal está aguardando a postagem que prometi sobre o chá verde e prometo que ela não ultrapassará a semana que vem. Obrigado a todos pelo carinho e pela atenção.

13 comentários:

marilisa disse...

oi Vitor!
Não encana com essa alteração do teu exame, pois ela é mínima e como foi realizada próximo a um período de químio pode ter sido alterada por isso. Mas não será nada de grave, fique descansado.
Quantos ciclos são previstos no teu tratamento?
Um abraço,
Marilisa

Vitor Finkler disse...

Oi Marilisa,

Ao todo são 18 ciclos, faltam só mais 7 agora! Vamos torcer que não apareçam outros problemas!

Um abraço
Vitor

Joana disse...

Olá Vitor...
Graças a Deus está tudo bem com você
Um Abraço de luz
Joana

Luiz Mauricio Finkler disse...

Oi Vitão.
Mais um ciclo que foi vencido.
Os exames de imagens que irá fazer, com certeza mostrarão que está tudo tranquilo e sob controle.

Continuamos torcendo e orando para tua total recuperação.
Um grande abraço. Tio Maurício e família.
p.s. brigadinho pela aulinha.

Maria Zila Piccoli disse...

Vitor!
Ficamos felizes que voltastes a postar, todo dia damos uma espiadinha. Percebemos que as coisas estão fluindo, algumas dificuldades encontradas pelo caminho mas que fazem parte do processo como um todo. Você, como sempre se superando e sendo motivo de orgulho e admiração pra todos que te conhecem ou que estão te conhecendo através do blog. Apesar de eu estar de férias escolares, obrigado pela "aula de hoje".Continue firme, logo, logo, tudo será passado e a palavra chave será VITÓRIA!
Abraços da Tia Neca, Ju e Tio Lourenço.

Tatiane disse...

Oi Vitor!

Fico feliz que as ferias que tu tiraste do blog foram por um otimo motivo! Tudo de bom para a Denise no novo emprego!
Qnt ao resultado dos exames... as vezes qnd pensamos demais acabamos achando problemas onde nao existem. Na mina opiniao, medicina eh algo super complexo... mesmo os medicos, as vezes, lutam para entender certos resultados que vao contra a logica aplicada.
Uma alteracao vez que outra ha de ser natural. O bom eh manter o pensamento nas coisas boas, como mais uma etapa da quimio vencida!

Bjs para todos!

Tati

Anônimo disse...

Fico impressionada com a sua garra!!
Boa sorte nos próximos ciclos, e muita força!
Que Deus te abençoe!!!
Beijos

Loreni disse...

Vítor:
Estou grata mais uma vez por aprender contigo . Ser professor é acreditar que somos capazes de aprender mesmo com quem só conhecemos pela capacidade incrível de narrar sua história com discernimento e lucidez. Vc certamente tem sido um grande mestre para todos que acreditam no poder incrível da força divina. Nunca desista vc está com DEUS por isso nada deve temer. Um dia quero
estar contigo, para dar-te um caloroso abraço e certamente receber um autógrafo nesse maravilhoso livro que me impulsiona a viver cada dia com intensidade.

Mazé disse...

Olá Vitor.....feliz por vc ter aproveitado essas férias bem merecidas....srsrsrs. Bom, qto mais tempo se passa, mais o organismo de quem passa pela QT demora mesmo a dar uma resposta......afinal o nosso corpo tbm se cansa de tanta medicação.......talvez tbm tenha acontecido isso com este exame. Mas....como td agora no momento assusta né......então é isso.....fica com Deus, e gde abraço!

Murilo disse...

Fala Vitor... Parabéns pela recuperação, sei que a luta é longa e dura, mas no final tudo acaba bem. Descobri nesses ultimos dias que também estou com um tipo de osteosarcoma, acho que um pouco duferente do seu, pois o tumor está localizado pra fora do osso. Mas acredito ques as diferenças são minimas. Vou começar a quimio na semana que vem. É meio assustador, mas nessas horas é preciso lutar até o fim... Estou em Curitiba e estou sob orientação do Dr. Marcio Moura.

Continue firme, um grande abraço.

Lorena Aquino disse...

Olá Vitor!!!
Vc poderia me dar seu e-mail para trocarmos umas informações? Meu filho irá fazer a cirurgia daqui a alguns dias tenho algumas dúvidas e gostaria de saber se poderia tirar com vc...
Obrigada...
Meu email é lori_24@msn.com

Vera disse...

Hoje finalmente consegui acessar de novo teu blog. Li toda tua narrativa do 12º ciclo.
Quero te dizer para não te preocupares com as variações dos resultados dos exames. O que importa é que estás muito bem graças ao bom Deus que está te acompanhando. Acredite, tenha fé que conseguirás sair desta, alíás, já está quase saindo.
Boa sorte. um fgorte abraço e muitos beijos.

gisele disse...

oi vitor
tenho um filho de 10 anos com osteosarcoma no joelho terminou o primeiro ciclo e agora vem a cirurgia ta bem dificil aceitar tudo isso acho que não vou aceitar nunca, a ipotese de uma amputação é real porem estamos procurando um jeito de preservar o membro, até agora não houve metastase e esperamos q não tenha, tenha força tá abraço.
gigibraga@msn.com(gisele)