quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Ainda Sobre o Chá Verde

Com a contribuição da nossa amiga Carin, encontramos um artigo que contra-indica o uso do chá verde concomitante à quimioterapia com BORTEZOMIB, utilizada em pacientes com mieloma múltiplo. De qualquer forma, sugiro a quem esteja recebendo quimioterapia ou qualquer outro tratamento que consulte seu médico antes de fazer uso mais efetivo do chá verde. Para quem não está em qualquer tratamento não existem contra-indicações, exceto para quem tem alguma restrição à cafeína.

Navegando pela internet encontrei uma reportagem com David Servan-Schreiber, autor de Anticâncer - Prevenir e vencer usando nossas defesas naturais, que foi apresentada no Globo Repórter há um tempo. A reportagem fala um pouco sobre a trajetória do pesquisador no combate à doença e também sobre a sua teoria anticâncer.






3 comentários:

Tatiane disse...

Oi, Vitor!

Fazia tempo que nao lia o blog! Estou bem atucanada com tantas leituras que tenho que fazer para a pos aqui!

E adivinha uma das coisas que estava lendo esses dias para uma cadeira de propriedade intelectual... como as empresas farmaceuticas fazem para reembolsar os milhoes que gastam em pesquisas (mtas vezes frustradas!). Com certeza investir em pesquisa de cha verde e de brocolis, acessivel a todos, nao eh nada interessante para elas. Cabe a nos esta analise, nao me parece certo minimizar dados como os que tu citaste sobre o cha verde simplesmente pq ele nao vem com uma bula e nao custa uma fortuna! Tem mta coisa na natureza para ser ainda descoberta e, realmente, o jeito em que a nossa sociedade funciona nao cria incentivos para que se gaste fortunas em pesquisa deste tipo!

Agora sobre o cha verde especificamente, ele eh uma mistura de diversas ervas, nao? Tenho a impressao que existem diversos "cha verdes" no mercado. Mas pelo que entendi esse eh um especifico!

Enfim, vou tentar ler o blog com mais frequencia.

Dezembro vai passar voando e o natal esta chegando (mas antes acontecera a famosa festa dos aniversarios de dezembro)!

Bjs para ti e todos por ai!
Tati

Unknown disse...

Oi Tati,

O chá de que falo nas postagens é o chá verde, que deriva da Camellia sinensis. É comum encontrarmos o chá verde misturado a outros chás como limão, abacaxi com hortelã, entre outros. Mas o chá verde é principalmente comercializado sozinho e tem um gosto bem particular. O chá preto deriva da mesma planta, porém o processo de fabricação é diferente e acaba por resultar em um chá com menos polifenóis como o ECGC, que é uma ferramenta anti-angiogênese.

Um beijão, estamos com saudades aqui!
Vitor

Tatiane disse...

Oi Vitor!

Pois eh, tinha certeza que ja tinha visto mistura de cha verde! Mas olhei o que tenho aqui, e eh so essa planta que tu mencionou (eh de sachet... mas o gosto eh diferente mesmo!).

Eu tb estou com saudades de todos por aqui! Qnd puder posta umas fotos dos gemeos e da Lais, devem estar o dobro do tamanho que eu me lembro!

Bjao
Tati