segunda-feira, 30 de novembro de 2009

4º Ciclo: 1º Dia

Hoje foi o 1º dia de quimioterapia do 4º ciclo. A previsão era iniciar este ciclo na quarta-feira da semana passada, porém no exame de sangue de segunda-feira ficou evidenciado um número baixo de neutrófilos, a porção do sangue responsável pela defesa ou imunidade do organismo. É o que se chama de estado neutropênico. Refizemos os exames na sexta-feira e pouca coisa evoluiu, porém o tratamento ficaria atrasado em demasia e existe ação de contorno para o problema, que é a aplicação de filgrastima.

Este ciclo é feito na clínica e não no hospital, o que é uma vantagem. Cheguei na CliniOnco por volta das 08h e saí por volta das 15h30min. Passei boa parte do dia dormindo, tinha gente até preocupada. Hoje foram administradas a doxorrubicina e a cisplatina, além de remédio para prevenir náuseas e 5 litros de soro. Como de costume, tenho urinado bastante. Como a quantidade de liquido é alta para o curto período, é inevitável o inchaço, o organismo não consegue expelir tudo com a mesma velocidade que entra. Durante a noite ainda preciso ingerir mais, pelo menos, 1,5 litro de líquido em casa. Abaixo a foto de meu rosto no fim do dia.



Até o momento não tive enjôo, nem vômitos. Acredito que os efeitos comecem lá pela quarta-feira e permaneçam até a sexta-feira. O momento é "punk", mas é suportável. Mais um obstáculo para ultrapassar. Só mais um na minha vida. Depois de tantos, um a mais ou um a menos não vai me derrubar. Segue a luta!


P.S.: Esqueci de comentar sobre as bodas de diamante do vô Juca e da vó Lori que aconteceram no sábado, dia 21/11/2009. Sessenta anos de casamento não são sessenta dias. Posso afirmar que são sessenta anos de felicidade, luta, dignidade e respeito. O melhor de tudo é ver a família linda que constituíram. Filhos dignos de uma criação baseada na família e em princípios firmes e corretos. Foi muito bom e emocionante revê-los. Tenho recebido um apoio sensacional de todos eles! Abaixo segue foto da família na igreja.


2 comentários:

Karen Finkler disse...

Amei o comentário das bodas, realmente o Vô Juca e a Vó Lori são exemplos que seguirei para basear a educação dos meus bebês. E o apoio de todos os familiares têm sido bem importante mesmo.. vamos lá, como tu disse, a luta segue!!!

tatiane disse...

Adorei a foto das bodas, que família grande!!! Quanto ao Vô Juca e à Vó Lori são realmente impressionantes, orgulhos e exemplos da família. Espero que a semana passe rápido! Bjs tati