quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Pamidronato Dissódico

Terça-feira desta semana, dia 03/11/2009, realizei a aplicação de pamidronato dissódico, cujo nome comercial é Aredia. A administração do medicamento foi feita através do cateter e demorou em torno de uma hora e meia. Existem estudos que demonstram efeitos positivos no tratamento de osteossarcomas. Conforme a bula do medicamento, quando utilizado em combinação com tratamento anticâncer padrão, AREDIA leva ao retardo na progressão das metástases ósseas.

Mais algumas partes da bula:

Ação esperada do medicamento: AREDIA tem como substância ativa o pamidronato dissódico que atua sobre o tecido ósseo, inibindo a reabsorção.

Reações adversas: As reações adversas de AREDIA são geralmente leves e transitórias. A reação adversa mais comum é o aumento da temperatura (um aumento na temperatura corporal maior que 1°C, que pode durar 2 dias). O aumento da temperatura geralmente desaparece espontaneamente e não requer tratamento. Podem ocorrer reações adversas tais como: sintomas semelhantes aos da gripe, acompanhados muitas vezes de mal-estar, tremores (calafrios), cansaço e vermelhidão da pele, hipocalcemia, hipofosfatemia. Informe ao seu médico sobre o aparecimento de reações desagradáveis.

Quanto às reações adversas, tive febre, mal-estar, tremores (calafrios) e cansaço. Já estava avisado destes efeitos, portanto não tive surpresas.

Desde ontem tenho sentido algumas dores diferentes ao movimentar o joelho. Parece que estou com mais alguns movimentos limitados. Não sei se é momentâneo ou não.

No próximo domingo, em princípio, serei internado novamente no hospital da PUCRS para o 3º ciclo de quimioterapia. Este ciclo corresponde à mesma medicação do 2º, portanto lá ficarei por cinco ou seis dias. O 2º ciclo foi tranquilo, espero que o 3º também seja. O certo é que não vou me michar agora! Que venha o 3º ciclo!

4 comentários:

Unknown disse...

Vitão, é isso ai! Mais essa etapa que vai passar também. Logo, logo, tudo isso será passado! Estamos sempre ligados e pensando positivo junto contigo! Tenha certeza que aqui em casa nós todos estamos torcendo por ti e cada vez mais admirados com a tua maneira de ser.
Abração, vamos lá!!!!
Tia Neca, Tio Lourenço, Ju e Edo!

Tatiane disse...

Faço minhas também as palavras da Tia Neca! Em breve esses momentos serão parte de um passado que só te fortaleceu ainda mais! bjs

helô disse...

Vitor_ia!!! abraçao!

Cris. disse...

Vitor...
Fico feliz q esteja encarando esta fase com tanta força!!! Atualmente, estou trabalhando no Clínicas, na Unidade de Oncopediatria. Tenho alguns pacientes com o mesmo diagnóstico q o teu, e ler teu blog me fez entender muitas coisas q eles sentem. É muito bom saber como os pacientes percebem as coisas, fica mais fácil de entender os sentimentos q surgem durante uma internação para ciclos de Quimio. Cada dia mais agradeço por ter escolhido minha profissão, pois ter pacientes como vc faz com q a vida tenha mais valor, faz com q a família seja a nossa maior fortaleza, faz com q tenhamos força pra acordar e sair de casa todo dia sabendo q encontraremos pessoas com tremenda força e vontade de viver, como TU TENS!!!
Conte comigo para qquer coisa!!!
Um beijão! Cris.